A última semana de outubro chegou, o que significa que é hora de acelerar as festividades de Halloween. Estamos dedicando os últimos dias de outubro ao passatempo favorito da data: induzir sustos. Como disse o Xerife Brackett no clássico Halloween, de John Carpenter: “É o Dia das Bruxas. Acho que todo mundo tem direito a um bom susto.”
As escolhas de streaming desta semana são dedicadas a filmes de terror que trazem os sustos e a atmosfera perfeitas para o Halloween, muitos dos quais se passam justamente nesta época do ano. Estes títulos empregam todas as táticas e técnicas do arsenal do medo para induzir arrepios, desde histórias clássicas de fantasmas até pesadelos suburbanos viscerais.
O Clássico Essencial
Halloween (de John Carpenter)
Nenhuma maratona de Dia das Bruxas está completa sem o filme que praticamente definiu o feriado no cinema. A famosa citação do Xerife Brackett vem deste clássico, que estabelece a atmosfera perfeita da data. A tensão criada por Carpenter, a trilha sonora icônica e a presença implacável de Michael Myers fazem deste o ponto de partida ideal para “um bom susto”.
Mistérios e Casas Assombradas
The Changeling: A Troca
George C. Scott estrela este seminal clássico assombrado como um professor de música tentando recomeçar após a trágica morte de sua esposa e filho. Ele se muda para Seattle e aluga uma mansão vitoriana histórica, mas começa a experienciar fenômenos estranhos assim que chega. Quanto mais a atividade paranormal aumenta, mais ele é atraído para um mistério de décadas envolvendo uma criança. The Changeling é um suspense sutil, ancorado por uma atuação fantástica e momentos de puro pavor — nenhum outro filme fará você ter tanto medo de bolas quicando.
Ghostwatch
A exibição original deste filme feito para a TV, em 1992, causou enorme controvérsia para a rede BBC, já que o evento especial de Halloween convenceu os espectadores de que o que estavam testemunhando era real. Ele se desenrola como um especial de TV ao vivo, com uma equipe de reportagem investigando a casa mais assombrada do país (inspirada no caso Poltergeist de Enfield). Nem eles nem o público estavam preparados para os sustos que se seguiriam, mesmo os mais sutis. A tensão cresce até uma cacofonia de terror.
Investigações Sombrias
A Autópsia de Jane Doe
O diretor André Øvredal investe pesado nos sustos neste suspense arrepiante. A trama acompanha pai e filho legistas (Brian Cox e Emile Hirsch) que ficam perplexos com os bizarros mistérios contidos no corpo de uma jovem não identificada. Sustos bem executados, reviravoltas inteligentes e atuações sérias dão peso a este terror sobrenatural. Embora a narrativa leve seu tempo para revelar a verdade por trás do corpo de Jane Doe, ela está profundamente enraizada na bruxaria, apresentando uma nova e assustadora abordagem ao subgênero.
A Entidade (Sinister)
O autor de crimes reais Ellison Oswalt (Ethan Hawke) muda sua família para uma casa onde uma família inteira foi brutalmente assassinada, sem que eles saibam. Ele pesquisa o assassinato para seu novo livro, mas quando encontra uma caixa de filmes caseiros Super 8 no sótão, descobre que o crime pode ser obra de um serial killer cujo trabalho remonta aos anos 1960. O longa de Scott Derrickson e C. Robert Cargill consistentemente aparece em listas dos filmes mais assustadores, graças à sua atmosfera sinistra, jump scares icônicos e um vilão memorável.
Horror Visceral e Inovador
Aterrorizados (Terrified)
O equivalente cinematográfico de visitar uma atração de casa mal-assombrada, o longa do argentino Demián Rugna é um ataque de terror do início ao fim. A trama é enxuta e não oferece muitas explicações. No entanto, isso não impede que um policial prestes a se aposentar e um grupo de especialistas em paranormalidade tentem chegar ao fundo de uma série de atividades bizarras que assolam um bairro de Buenos Aires. Com sustos criativos e inovadores, Aterrorizados é o tipo de filme de terror que faz jus ao nome; é simplesmente petrificante.