Outono começa nesta terça-feira e será marcada pela neutralidade

O mês de junho vai apresentar a maior mudança no clima da estação.

Autor: Comunicação Bandeirantes News

20.03.2018

O outono começou oficialmente hoje, (20/03), às 13h15min, e permanece até o próximo dia 21 de junho. A estação será definida pela neutralidade do clima, e o fenônimo La Niña, caracterizado pelo esfriamento das águas do Oceano Pacífico, terá um fim.

Segundo o meteorologista do Climatempo, Alexandre Nascimento, a massa de ar quente, localizada na profundidade do oceano, sobe e aquece as águas da superfície. O especialista afirma que esse movimento afasta o fenômeno que se formou nos últimos meses do verão.

Já no mês de abril, o volume da chuva irá reduzir definitivamente, nas regiões Norte e Nordeste, principalmente, devido serem os mais afetados pelo La Niña. No Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Centro-sul de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso do Sul, ainda irá choverá, mas em menor quantidade. Rio Grande do Sul e Santa Catarina, continuarão na mesma situação, não sendo afetados pelo fator climático.

Para maio, a tendência é que o volume de chuva continue igual ao mês anterior. Mas, Alexandre informa que as primeiras massas polares podem avançar fortemente pelo país, com isso a expectativa é de que faça mais frio do que o comum. “Ainda haverá poucas chuvas no Sul e no Extremo Norte, mas no Sudeste e Centro-Oeste elas poderão até ficar acima do normal”, afirma.

O mês de junho vai apresentar a maior mudança no clima da estação. No inicio do mês já haverá chuvas fortes, que vão desde o Centro-Sul do país chegando até o sul da Amazônia. Terá uma queda grande de temperatura na maior parte do Brasil, com exceção do Norte e Nordesde, onde fará mais calor do que o nomal, para a época do ano.

Voltar ao Topo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Envie sua notícia

(67) 99117-1649

© 2018 BANDEIRANTES NEWS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
Livre reprodução, transmissão ou redistribuição dos conteúdos sem edição. Pede-se a citação do crédito.

Site desenvolvido por: